- Área: 10 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paco Álvarez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Corredor 963" está localizado em Santa Catarina, N.L., México, adjacente ao CEDIM, e se apresenta como um pavilhão com uma área de aproximadamente 10 m2. Ele foi concebido e executado por alunos do curso de Arquitetura e Estratégias Urbanas do CEDIM.
O projeto busca abordar a problemática das altas emissões de poluentes na indústria da construção no México, que representa 50% do total do país, de acordo com a Comissão Nacional de Habitação (Conavi). A intenção é encontrar alternativas mais sustentáveis para a construção tradicional, utilizando sistemas passivos e materiais com maior resistência térmica disponíveis localmente.
O pavilhão apresenta uma volumetria única, composta por três paredes dispostas em forma triangular: uma independente e duas em forma de "L", que criam um percurso interno. A parede independente é orientada de norte a sul para maximizar a entrada de luz e as vistas para a montanha. A altura das paredes aumenta gradualmente em direção à saída, proporcionando sombra. Contava-se com 1000 blocos de terra compactada e com treliças de rotação variável que regulam a entrada de luz e ar no interior.
O projeto é baseado na estabilidade estrutural do triângulo, com blocos rotacionados 90° para reforçar os cantos. A fundação de concreto elevada protege os blocos da umidade do solo e atua como niveladora. Barras verticais embutidas na viga de fundação fornecem suporte estrutural. O desenho escalonado elimina a necessidade de fechamentos, enquanto a treliça reduz a força do vento.
O projeto cria um jogo de luzes em seu interior durante a manhã e a tarde graças às treliças. Ele proporciona um ambiente fresco e ventilado, e sua saída emoldura uma vista espetacular da montanha do ponto mais alto das paredes.
"Corredor 963" busca explorar alternativas sustentáveis ao bloco de concreto tradicional, disponíveis localmente e que acrescentam singularidade estética. Além disso, ao incorporar estratégias passivas, destaca que é possível melhorar o ambiente interno sem um investimento maior. Este projeto marca um avanço na pesquisa e busca por materiais sustentáveis na construção mexicana, contribuindo para a inovação no setor.